-
Arquitetos: Gabriel Garbin Arquitetura
- Área: 147 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Hansgrohe, Amazonas Pedras, Ameise Design, Bontempo, Caesarstone, Carbono, Clatt, Cremme, Deca, Decameron, Doka, Etel, Flos, Franccino, Hackwood, Kiko Esquadrias, Lumini, Marcenaria Neves, Papel Assinado, Protecnica
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para este projeto de retrofit de um apartamento urbano de 150m2 situado no Bairro de Moema, São Paulo, procuramos a integração dos ambientes. O Living, varanda e Cozinha foram completamente interligados. Para isso suprimimos as paredes divisórias, antes chanfradas e pesadas, substituindo-as por elementos permeáveis na divisão do living e cozinha possibilitando o uso social no caso de confraternizações ou mais privativos no dia a dia. Também eliminamos as portas de correr que separavam a varanda da sala transformando os três espaços em um único ambiente.
O grande desafio foi manter o pé direito existente sem rebaixa-lo pois a altura já era o limite para a sensação de bem estar que procurávamos. Dessa maneira as instalações foram feitas todas via piso e paredes. Para melhorar a proporção do pé-direito compusemos todas as alturas das portas ao máximo e espelhamos o revestimento do piso também na laje e dessa maneira os blocos de alvenarias se destacaram como volumes. A resposta obtida foi uma clara referência a arquitetura modernista paulista, limpa e funcional. A iluminação é toda sobreposta e criamos calhas que serviram tanto como luminárias como cortineiros defronte os caixilhos.
Na parte intima unificamos dois dormitórios para compor um único quarto contando com closet para o casal e separamos a bancada do banheiro da parte do banho e sanitário, o que agregou função e uso separado dos equipamentos. Como o banheiro do casal não contava com iluminação natural criamos uma abertura para a circulação interna do dormitório tratando-a com uma pele de vidro jateada o que resultou em privacidade não sacrificando iluminação.
Neste banheiro criamos uma sala de banho para uso do casal. A banheira de imersão da Doka fica separada do chuveiro através de um vidro para-ducha e o nicho único serve aos dois equipamentos. O deck confeccionado em Accoya e fornecido pela Core (madeira resistente à água) tem inspeções para manutenção. Metais da Hansgrohe e banheira da Doka. O caixilho foi executado pela Kiko Esquadrias. Optamos por três elementos chave nos acabamentos, a pasta cimenticia em forro e piso, a pintura branca nas paredes e o muxarabi de freijó.